Pesquisar este blog

sábado, 14 de maio de 2011

O QUE É A FÉ?

O que muitos responderiam é o que a biblia diz, que: "A Fé é o firme fundamento de coisas que se esperam e a certeza daquilo que não se vê", em outra tradução diz: "A Fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem."
Mas vamos um pouco mais profundo nisso, a palavra Fé vem da palavra hebraica "Emunah"  e do grago "Pistis".
Geralmente, vemos a Fé como um tipo de conhecimento, como um tipo de ideia ou pensamento (por exemplo: tenho Fé que Deus existe). Todavia, em hebraico, emunah significa uma Fé expressa por uma ação, por uma atitude que denota firmeza e convicção.
Assim, ter Fé em Deus não significa somente reconhecer que Ele existe ou crer que Ele vai agir, mas agir com firmeza na busca de cumprir a vontade de Deus.
Abraão é o pai da Fé. O que entretanto, significa fé? A palavra hebraica para a Fé é emunah. A Fé hebraica difere-se "do conceito de Fé grego". No mundo ocidental a Fé significa tanto como: confiança, "considerar algo verdadeiro ". O significado da palavra Fé "no hebraico" vai muito além disso. E se Abraão é considerado o pai da Fé, temos que entender esta expressão em sua profundidade. Esta palavra aparece pela primeira vez em Êxodo 17 e ali aprendemos algo fundamental sobre a Fé e a maneira hebraica de pensar. Os Amalequitas haviam-se levantado para lutar contras os Israelitas. "Então Moisés disse a Josué: "Escolha alguns dos nossos homens e lute contra os amalequitas. Amanhã tomarei posição no alto da colina, com a vara de Deus em minhas mãos". Josué foi então lutar contra os amalequitas, conforme Moisés tinha ordenado. Moisés, Arão e Hur, porém, subiram ao alto da colina. Enquanto Moisés mantinha as mãos erguidas, os israelitas venciam; quando, porém, as abaixava, os amalequitas venciam. Quando as mãos de Moisés já estavam cansadas, eles pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele, para que nela se assentasse. Arão e Hur mantiveram erguidas as mãos de Moisés, um de cada lado, de modo que as mãos permaneceram firmes até o pôr-do-sol." (Êxodo 17, 9 - 12).
Na tradução inglesa é dito, que suas mãos permaneceram constantemente levantadas: "His handys were steady" oder "His hands remained steady" (Suas mão permaneceram permanentemente estáveis) Esta palavra "steady" é a palavra hebraica para Fé. Emanuah é a palavra hebraica para a Fé. O conceito de Fé hebraico emunah, engloba ao mesmo tempo firmeza, constância, estabilidade, lealdade e devoção. Moisés permaneceu estável até o pôr do sol. Fidelidade na Fé na compreensão hebraica significa perfeito, altamente confiável, posicionado absolutamente na Fé. Significa estar convicto e perseverante, permanecer cheio de determinação. Podemos também expressá-lo de tal maneira, que a Fé de Abraão foi uma Fé perseverante inteiramente estável, e que a Fé era a base para o seu agir.
Este andar com Deus, permitiu que Abraão ouvisse a voz de Deus, para abandonar tudo. Deus sempre conduziu Abraão de tal maneira, que com ele chegasse a um ponto, onde Abraão tivesse que crer. Assim Abraão percorreu o caminho da Fé. O caminho da Fé resultou no fato, que ele concordou com a direção de Deus. Pelo fato de concordarmos com a direção de Deus, adentramos ao caminho da Fé!
Deus sempre conduziu a Abraão de tal maneira, que o afastava do possível para conduzí-lo ao humanamente impossível. ASSIM ele foi conduzido pelo caminho da Fé.
Agora você consegui ler hebreus 11: 1; de uma forma mais profunda que lhe dá um compreenção melhor sobre "O que é Fé?"

2 comentários:

  1. Ola, Shalom a primeira vez que essa palavra no original é em:

    Habakuk 2:4
    "Eis aqui um soberbo, sua alma não é reta nele; e um justo (que) em sua fé viverá".

    ResponderExcluir